segunda-feira, julho 02, 2007

Cafés 2

R.Crumb, autor americano de BD a viver em França (vive com uma francesa e parece que trocou um sketchbook por uma casa) no seu livro "Waiting for Food" escreve: "[...] este tipo de coisas, desenhar acontecimentos sociais, em restaurantes, é a minha maneira de aliviar algum stress motivado pela vida social… o mesmo que fumar… às vezes para ocupar as mãos. Para além disso fico chateado de falar, falar. Eu fico sem coisas para dizer… e aqui em França estes jantares duram horas. Eu tenho montes de tempo para fazer desenhos elaborados".


R.Crumb (1943). Autor de BD

4 comentários:

Anónimo disse...

Tenho a impressão que R. Crumb já esteve à mesa com certos escultores e desenhadores portugueses...que semelhanças!
Galeota

Anónimo disse...

As aparencias iludem...

IS disse...

ficar e mesa muito tempo!?
tipicamente tuga...

sizenando disse...

é interessante: o mais importante a respeito de r.crumb venho encontrar aqui, em sua página. veja, todo mundo (estou falando de comentaristas, estudiosos, críticos, etc. e et caterva) gosta e repisa o crumb "muito louco", "doidão", "underground". o mais importante, eu dizia, é a presença da humanidade em seus traços. o desenho forte, pra impressão no papel, a despeito do tema assunto, de ser quadrinho (banda desenhada) ou ilustração sempre marcou isso pra mim: gente, gente em movimento, sua diversidade, etc.
Obrigado por publicar estes desenhos, ótimos. um abraço daqui do outro lado.